Notícias

Fórum de Iniciativas Inovadoras no Controle do Câncer de Mama apresenta projetos de todo o país

O Instituto Avon, em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) e com o Brazilian Breast Cancer (BBCS), premiará os três melhores iniciativas em controle do câncer de mama, dentre 10 projetos pré-selecionados que serão apresentados durante o Fórum de Iniciativas Inovadoras, no próximo dia 18 de maio, em Pirenópolis / GO. O evento acontece paralelamente à edição de 2019 do Brazilian Breast Cancer Symposium.

Os dez projetos foram selecionados levando em consideração a inovação social como estratégia no controle do câncer de mama no país, geração de novas soluções para reduzir o impacto da doença em pacientes e que tenham utilizado metodologias transformadoras para interação com a população. As 10 melhores iniciativas serão apresentadas durante o Fórum para representantes de ONGs, instituições, gestores de saúde, pacientes e demais interessados. Todas as propostas enviadas foram avaliadas por uma comissão julgadora e as três melhores serão premiadas em dinheiro como incentivo às iniciativas.

A navegação de pacientes é explorada em um dos projetos enviados, que tem como principal objetivo o cumprimento da lei dos 60 dias, que determina que o tratamento deve ter início em até 60 dias após o diagnóstico de câncer de mama. Para isso, um agente de saúde especializado no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) faz o acompanhamento da paciente, assim que ela recebe a confirmação da doença até o início do tratamento, para auxiliá-la em todos os procedimentos que precisam ser realizados.

Outras iniciativas estão focadas na sensibilização dos agentes de saúde, por meio da arte. Um dos projetos usa o teatro para que os agentes possam se identificar com as situações simuladas, que são baseada no cotidiano das unidades de saúde da família, permitindo então uma reflexão necessária para as decisões e atividades que ele precisa desempenhar em seu dia a dia, e assim construir alternativas mais humanizadas e eficazes para os tratamentos e acompanhamento de pacientes.

O Fórum conta também com o apoio da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer (RFNCC), Associação dos Portadores de Câncer de Mama (APCAM) e Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG). As inscrições para assistir às apresentações e demais palestras da programação são gratuitas e já podem ser feitas pelo site http://www.bbcs.org.br/.

 

Serviço:

Fórum Iniciativas Inovadoras no Controle de Câncer de Mama

Pirenópolis/GO – Pousada dos Pirineus

Chácara Mata do Sobrado, nº80 – Bairro do Carmo – Pirenópolis – GO

18 de maio – 10h às 16h

Inscrições e submissão de projetos gratuitas: www.bbcs.org.br

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br