Notícias

GAPCCI (ES) realiza fórum sobre acesso ao tratamento do câncer

O Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro do Itapemirim (GAPCCI), ONG associada à FEMAMA em Cachoeiro do Itapemirim (ES), realizará, no próximo dia 17/04, às 8h, o Fórum de Debate sobre o Acesso ao Tratamento de Câncer.

O primeiro painel do fórum vai abordar a temática “O papel das leis e sua influência no cenário do câncer no Brasil”. Os palestrantes serão o coordenador da Defensoria Pública de Cachoeiro, Bruno Danoratto, e o cirurgião oncológico Luiz Augusto Fernandes, referência técnica da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo. No segundo painel, Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, vai comandar a palestra “A importância do fortalecimento das associações de pacientes no combate ao câncer”.

Voluntária do GAPCCI e referência na área de oncologia, a médica Sabina Aleixo ratifica a importância do Fórum como iniciativa para reunir esforços em prol da redução do tempo de espera de pacientes para início do tratamento de câncer pelo SUS na região sul capixaba. “Vamos debater, principalmente, medidas para agilizar o processo – desde o exame preliminar, na unidade de saúde, e confirmação do diagnóstico –, observando o cumprimento da Lei dos 60 dias, que preconiza que, após o diagnóstico, o paciente tem que começar o tratamento dentro desse prazo”, esclarece.

Para participar do Fórum de Debate sobre o Acesso ao Tratamento de Câncer, que é aberto ao público, é preciso fazer a inscrição, gratuitamente, acessando o website do GAPCCI (http://casadeapoiocancer.org.br).

Atividades anteriores

Esta será a terceira edição do Fórum neste ano. As primeiras foram realizadas em março, nas cidades de Guaçuí (dia 13) e Castelo (dia 27) e trataram temas como o registro compulsório do câncer como ferramenta de dados e a influência da legislação para o acesso a tratamento ágil e adequado (Lei dos 60 Dias e PL dos 30 Dias).

Edital FEMAMA 2018

O Fórum de Debate sobre o Acesso ao Tratamento de Câncer foi um dos projetos vencedores do Edital FEMAMA 2018, lançado em julho do mesmo ano em comemoração aos 12 anos da FEMAMA. O edital premiou com aporte financeiro três projetos de advocacy de instituições da rede de ONGs FEMAMA nas áreas de diagnóstico do câncer em até 30 dias; plena implementação da Lei dos 60 Dias; e garantia de direitos aos pacientes com câncer de mama no Brasil.

O projeto vencedor do GAPCCI foi um fórum itinerante sobre a dinâmica do acesso ao tratamento do câncer, como foco na avaliação e no debate do cenário atual e fomento de novas perspectivas na área que seria realizado nas cidades de Cachoeiro do Itapemirim, Castelo e Guaçuí.

Serviço:

Fórum de Debate Sobre o Acesso ao Tratamento de Câncer

– Local: auditório do Bristol Hotel (Av. Francisco Lacerda de Águiar, 277, Cachoeiro de Itapemirim/ES)

– Quando: 17 de abril (quarta-feira), 8h

 

Com informações de R7/Folha Vitória, 04/04/2019

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br