Notícias

GLOSSÁRIO: Opiode

Opioides são medicamentos analgésicos usados no tratamento de dores moderadas a severas, de forma individual ou associada com outras substâncias. Entre os mais conhecidos estão a morfina e a codeína. Eles atuam nas células do sistema nervosos presentes no corpo e no cérebro. Seu uso deve ser prescrito por um médico e, normalmente, é feito por um curto período de tempo.

Muitas vezes, esse tipo de remédio pode ser usado por pacientes de câncer no controle da dor, contribuindo para melhora da qualidade de vida. Originalmente os opioides derivavam da papoula, mas atualmente já são feitos de forma sintética. Em alguns casos é possível que o paciente desenvolva tolerância a eles, o que faz necessário um pequeno aumento da dose ou uma mudança de medicamento.

É muito importante não os misturar com álcool ou tranquilizantes, pois, mesmo em pequenas doses, pode levar a efeitos colaterais indesejados e, em casos graves, overdose. Por isso, é preciso avisar o médico caso tome tranquilizantes, remédios para dormir, antidepressivos, anti-histamínicos ou quaisquer outros que provoquem sonolência. Também não se deve parar de usá-los de forma repentina, pois o corpo precisa se adaptar a sua ausência.

 

VEJA OUTRAS PALAVRAS DO GLOSSÁRIO

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br