Notícias

Mitos e verdades sobre o uso de protetores solar

Os protetores deixaram de ser exclusividade de peles claras. Ficar exposta ao sol sem nenhuma proteção é um ato de extrema irresponsabilidade. Mas para que realmente tenha eficácia e bons resultados com os protetores, é necessário atenção e alguns cuidados. Conheça mitos e verdades sobre o uso deste produto:

1. O número do protetor solar tem relação com a cor da pele.

Verdade. “Independente do tipo de pele, porém, deve-se usar sempre o filtro de no mínimo FPS 30. Para pessoas de pele mais clara, com tendência a manchas e vermelhidão, recomenda-se o uso de uma proteção superior. É importante lembrarque o produto deve ser aplicado em uma quantidade generosa por todo o corpo 30 minutos antes da exposição solar.”

2. Pessoas de pele negra não precisam usar protetor solar.

Mito. “Elas também podem ter manchas na pele e contrair alguns tipos de câncer. O número do fator de proteção que essa pessoa pode usar vai depender do tempo em que ela ficará exposta ao sol. Se não souber o período, use o FPS 30, que é relativamente bom para não ter queimaduras.”

3. Mesmo não estando na praia, devo usar o protetor solar.

Verdade. “Ele deve ser usado diariamente, independente do local. O sol acelera o envelhecimento, pois causa uma desestruturação no colágeno da pele, substância responsável por manter a estrutura jovem.”

4. Não é possível ficar bronzeado usando protetor solar.

Mito. “O protetor solar permite, sim, o ganho de cor. A única diferença será o tempo em que se conseguirá a tonalidade. Sem a aplicação do produto, uma pessoa chega à cor esperada em dois dias, por exemplo. Apesar disso, com um bronzeado perigoso e passageiro. Com o uso do filtro solar, ela pode levar de quatro a cinco dias, no entanto, ficará com uma cor segura e mais duradoura.”

5. O protetor solar perde sua função quando entra em contato com a água.

Verdade. “O produto deve ser reaplicado após cada mergulho, de duas em duas horas, ou então, quando houver muita transpiração.”

6. Não preciso usar filtro solar em dias nublados.

Mito. “As nuvens não filtram totalmente os raios ultravioletas. A radiação é invisível, por isso, o protetor solar deve ser usado, inclusive nos dias mais cinzas, pois cerca de 40 a 60% da radiação solar atravessa as nuvens. O fator de proteção usado deve ser o mesmo de quando se está diretamente exposta ao sol.”

Atenção: Não é recomendável a exposição ao sol nos horários entre 10h e 16h. Ficar muito tempo na mesma posição pode causar queimaduras na pele, o ideal é frequentemente passar protetor, se hidratar com líquidos e mudar a posição.

Fonte: Inmetro

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br