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Outubro Rosa: campanha da FEMAMA traz as novas 3 perguntas que salvam

A FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, uma associação civil sem fins econômicos, foi a entidade responsável por trazer de forma organizada o Outubro Rosa para o Brasil, em 2008. A cada ano, quase 66 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados no país, de acordo com o Inca – Instituto Nacional do Câncer. A FEMAMA acredita que é possível mudar esse cenário por meio de políticas públicas eficazes, que proporcionem acesso a diagnóstico ágil e tratamento adequado. Luta por esses direitos há 15 anos a fim de alertar as mulheres sobre a doença. 

Se, no início, as ações do Outubro Rosa consistiam na iluminação rosa de monumentos em diversas cidades, nos últimos anos decidiu ir além da conscientização, partindo para a ação. 

Desenvolveu uma campanha com perguntas de impacto – 3 perguntas que salvam #perguntapraela – que vai além das mulheres e busca envolver toda a sociedade, inclusive os homens, para expandir a conversa também para quem está ao redor delas. Fazer as “3 perguntas que salvam” pode preservar muitas vidas. As perguntas deste ano são: 

1. Você já fez sua mamografia este ano? 

2. Você tem controlado seu peso? 

3. Você tem feito atividade física regularmente? 

O exame de imagem, peso adequado e atividade física, como se sabe, são passos importantes para evitar câncer avançado e diminuir o risco para câncer de mama. Por isso, este ano a FEMAMA dá ênfase a essas perguntas que – feitas e praticadas – empoderam a sociedade no cuidado de sua própria saúde.   

A campanha tem como logotipo o número 3, que ganhou forma de mama e se tornou um ícone que vai permear tudo que se relaciona a câncer de mama no Brasil. Com diagnóstico precoce, as mulheres têm até 95% de chance de cura.  A presidente voluntária da FEMAMA e Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Dra. Maira Caleffi, , lembra também que o autocuidado e a busca pelo conhecimento dos fatores de risco da doença são importantes para aumentar a probabilidade de cura. 

Este ano, para dar mais visibilidade à prevenção do câncer de mama, a FEMAMA terá ações em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Fortaleza. Em São Paulo, montará um espaço na Estação Barra Funda com sutiãs customizados. No dia 15 de outubro, quem passar por lá poderá contribuir com a customização das peças e receber informações sobre o combate ao câncer de mama. 

Em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Fortaleza será instalado um balão inflável de 5 metros de altura na forma do número 3, que é símbolo da campanha, em alusão às “três perguntas que salvam”.  Esta ação irá ocorrer nos dias 16 e 17 de outubro em Porto Alegre (Orla do Guaíba e Parque da Redenção respectivamente) e no Rio de Janeiro (Jardim Botânico) e nos dias 16 e 20 de outubro em Fortaleza (Associação Nossa Casa).

Lembrando que a cada ano o Brasil registra 66 mil novos casos de câncer de mama, a presidente da FEMAMA alerta: “Isso representa que uma em cada 12 mulheres teve câncer de mama. As brasileiras já conhecem o que é o câncer de mama e já ouviram falar sobre a mamografia, mas temos de aumentar a cultura do autoconhecimento, do acompanhamento médico anual e da realização dos exames de imagem. Precisamos incentivar o diagnóstico precoce para salvar milhares de mães, esposas, filhas, amigas”, explica Dra. Maira Caleffi, que é mastologista. 

Luta por direitos de pacientes continua 

Durante a campanha, a FEMAMA continuará em sua luta por diagnóstico precoce e tratamento adequado. Seus alvos, atualmente, são a contínua luta pela inclusão de novas tecnologias e drogas no SUS e rol da ANS, votação do Projeto de Lei 265 – que busca garantir acesso aos testes genéticos hereditários e genômicos tumorais para prevenção, diagnóstico e personalização do tratamento – e aplicação e fiscalização da Portaria 3712/20, do Ministério da Saúde. A portaria do MS “institui, em caráter excepcional, incentivo financeiro federal de custeio para o fortalecimento do acesso às ações integradas para rastreamento, detecção precoce e controle do Câncer no Sistema Único de Saúde” para os estados utilizarem ou repassarem aos municípios. O incentivo é de R$ 150 milhões. Esta verba deve ser usada o quanto antes, pois o que não for utilizado retornará ao Tesouro. Portanto, o desafio é que os gestores de saúde consigam usar este recurso para o rastreamento de câncer mama e diagnóstico precoce o quanto antes. 

Marcas se unem em ações on e offline  

INVESTIMENTO SOCIAL: AstraZeneca, Biomm, Bionovis/Samsung Bioepis, Condor, Daiichi Sankyo, Libbs, Lilly, Mars, Mentor, MSD, Novartis, Pfizer, Roche, Sanofi, Umbro e United Medical. 

APOIO: Bio-Manguinhos Fiocruz 

APOIO INSTITUCIONAL: AME, CDD, Instituto Oncoguia e Todos Juntos Contra o Câncer 

Umbro:  No segundo ano de parceria, a marca participará ativamente em conjunto com a FEMAMA, além de reverter parte das vendas de uma coleção especial que será lançada no dia 1 de outubro, a Umbro também produziu uma camisa exclusiva para o “time FEMAMA”, que será enviada para influenciadores e celebridades que para divulgação voluntariamente a causa.

Mars/M&M’s: Marca lança edição especial do seu produto M&M’s Chocolate com as lentilhas na cor rosa com doação para a FEMAMA. 

TikTok: A plataforma apoia a campanha com divulgação de banner na página inicial de descoberta e disseminação de conteúdo informativo por meio de uma agenda de lives durante o mês com o intuito de incluir e engajar o público mais jovem. 

Condor: A companhia lança a nona edição da campanha em parceria com a FEMAMA com a versão especial da Vassoura Outubro Rosa com parte do valor das vendas destinada à FEMAMA.

CCR Barcas, VLT Carioca, NEOOH e Carris: Doação de espaços de mídia offline, além de divulgações em mídias sociais. 

Shoulder: A marca irá aderir à campanha em suas mídias sociais, além de fazer doação à FEMAMA. 

Noviole: A marca irá replicar a campanha em suas mídias sociais e fazer a reversão de venda dos produtos do seu site. 

Favorita: Camisetas próprias com porcentagem das vendas revertida para a FEMAMA, além da divulgação nas mídias sociais e catálogo digital.

Rebeca Nemer Brand: Divulgação da campanha nas mídias sociais da marca e da criadora, Rebeca Nemer, além de doação à FEMAMA. 

Calango Beach Tennis: Reversão das vendas da camiseta “Unidos Contra o Câncer de Mama” para a FEMAMA

Piccadilly: Divulgação da campanha nas mídias da marca e doação à FEMAMA.

Além de diversos outros parceiros que irão disseminar o conteúdo da campanha internamente ou por meio de suas mídias sociais durante o mês de Outubro que podem ser conferidos em 3perguntasquesalvam.femama.org.br

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