Notícias

Presidente da FEMAMA participa de evento durante Assembleia Geral da ONU em Nova York

A Dra. Maira Caleffi, médica mastologista e presidente voluntária da FEMAMA, será uma das conferencistas do painel “Câncer, desigualdades de atendimento e o papel da Cobertura Universal em Saúde”, a ser realizado dia 23 de setembro no Ivy Terrace – OnTheMarks em Nova York, nos Estados Unidos. O painel ocorre durante a 74ª Assembleia Geral da ONU, organizada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) entre os dias 17 e 24 de setembro na maior cidade dos EUA.

A programação do painel vai discutir o papel das empresas de saúde no enfrentamento dos desafios de acesso ao tratamento do câncer. “É extremamente importante que a voz do paciente esteja representada num evento de alto nível como esse e a FEMAMA fica honrada com a oportunidade de contribuir e trazer um olhar brasileiro ao debate”, declara Maira Caleffi. O painel terá como moderadora o jornalista, fundador e editor-chefe do portal Devex, plataforma de mídia para a comunidade global de desenvolvimento.

Em 12 de dezembro de 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução (A/RES/72/139) concordando em realizar a primeira Reunião de Alto Nível da ONU (HLM) sobre a Cobertura Universal de Saúde (UHC) durante a Assembleia Geral das Nações Unidas de 2019 (UNGA).

Posteriormente, o Presidente da Assembleia Geral da ONU nomeou os representantes permanentes da Hungria e da Tailândia para co-facilitar um processo consultivo aberto e transparente com os Estados-Membros para propor modalidades para o HMM. As modalidades aprovadas, descrevendo o formato, o escopo e o tema da reunião, revelaram que o tema geral do HLM será “Cobertura Universal de Saúde: Movendo-se juntos para construir um mundo mais saudável”.

O que é a Assembleia Geral da ONU?

A Assembleia Geral da ONU é o principal órgão deliberativo da ONU. É lá que todos os Estados-Membros da Organização, que atualmente são 193 países, se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta. Na Assembleia Geral, todos os países têm direito a um voto, ou seja, existe total igualdade entre todos seus membros. A Assembleia acontece todos os anos em Nova York, nos Estados Unidos.

O que é cobertura universal em saúde?

A cobertura universal de saúde pressupõe que todos os indivíduos e comunidades recebam os serviços de saúde de que precisam, sem que isso comprometa sua situação financeira. Inclui todo o espectro de serviços de saúde essenciais e de qualidade, desde a promoção até a prevenção, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.

O Brasil adotou este modelo na Constituição Federal em 1988, no artigo que determina que a saúde é direito de todos e dever do Estado, e instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS) para efetivar esse preceito. De acordo com Maira Caleffi, no entanto, após 30 anos estamos longe de ter na prática o que a lei define, principalmente para pacientes com câncer. “Esperar por tratamentos de câncer no Brasil leva tanto tempo que muitos pacientes desistem e aceitam seu diagnóstico como destino”, afirma.