Notícias

Projeto da AMOVI (SC), apresentado em Goiás, diminui a confirmação do diagnóstico do câncer de mama no SUS de até 90 dias para uma semana

A Associação de Amor a Vida de Criciúma (AMOVI), ONG associada à FEMAMA em Criciúma (SC), apresentou o projeto “Agilidade e Diagnóstico Já” durante o Fórum Iniciativas Inovadoras no Controle do Câncer, realizado em 18 de maio pelo Brazilian Breast Cancer Symposium (BBCS) e pela FEMAMA, em Pirenópolis (GO). De mais de 40 trabalhos inscritos, o projeto da AMOVI ficou entre os 10 melhores e teve o privilégio de ser apresentado durante o evento.

O projeto apresentado é uma parceria da instituição com o Dr. Erik Paul Winnikow e o Laboratório Alice e já está sendo colocado em prática pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera.

No projeto, a paciente com suspeita de câncer de mama que consultar um médico do SUS na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e tiver necessidade de realizar uma biópsia para confirmação do diagnóstico, recebe uma agulha gratuitamente para efetuar o procedimento. A paciente então é encaminhada para o médico parceiro, que realiza o procedimento sem custo com a agulha doada. O material coletado é enviado para o laboratório parceiro, que analisa o material pelo valor simbólico de R$ 80. Esse é o único custo que a paciente tem durante todo o processo diagnóstico.

De acordo com a Vera Lúcia Duarte, presidente da AMOVI, esse processo diminui consideravelmente o tempo de espera pelo diagnóstico do câncer de mama, agilizando o início do tratamento e aumentando as chances de cura da paciente. “Normalmente, na região de Criciúma, o processo de confirmação da doença pelo SUS poderia levar até dois, três meses. Hoje em dia, graças ao projeto, isso tudo se resolve em uma semana. O ganho em tempo, chances de cura e qualidade de vida supera muito o pequeno e único investimento que se faz”, relata. “Participar do evento em Goiás e poder apresentar nosso trabalho é uma forma de reconhecimento do trabalho que realizamos. Estar aqui já é uma grande vitória! Sinto-me representando os três estados do Sul”, conclui Vera.

 

Com informações de Jornal dos Bairros, 23/05/2019

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br