Notícias

Última LIVE do ano da FEMAMA fala sobre o câncer de ovário

Durante este ano, a FEMAMA tratou de diversos assuntos em suas LIVEs, trouxe conteúdos em forma de eBooks, artigos e nas redes sociais. 

Mas além do câncer de mama, o câncer de ovário também atinge muitas mulheres no Brasil e é sobre isto que a última LIVE do ano irá tratar. De acordo com o INCA, ele é o segundo câncer ginecológico mais comum, acometendo 6.650 mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer do colo do útero.

Este tipo é mais difícil de ser diagnosticado e possui menor chance de cura, pois em 75% dos casos ele é descoberto em estado avançado. Entre os fatores de risco, considera-se ter idade superior a 40 anos, histórico familiar, não ter tido filhos ou ter sido mãe após os 30 anos, além do uso contínuo de anticoncepcionais ou reposição hormonal.

No histórico familiar ele está  associado a uma mutação genética hereditária. Mutação genética essa que é motivo de luta para a FEMAMA. Ano passado, protocolamos na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 265/2020, que garante acesso a testes genéticos hereditários no SUS para pacientes com câncer de mama e ovário que tiveram indicação. Atualmente, este projeto teve um requerimento de urgência aprovado e avança algumas etapas para personalizar o cuidado de muitas pacientes.

Para falar sobre este tipo de câncer, a FEMAMA transmite nesta quinta-feira (16), às 17, a LIVE  “Câncer de ovário: o que você precisa saber!”. As duas médicas convidadas estiveram conosco no  8º Fórum de Combate ao Câncer da Mulher, falando sobre diversos cânceres ginecológicos.

 

> Dra. Angélica Nogueira – Oncologista e diretora do DOM Oncologia de Minas Gerais, idealizadora e Vice-Presidente do Grupo EVA – Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos e membro do Conselho Técnico-Científico da FEMAMA.

> Dra Daniela de Freitas  Oncologista Clínica no Hospital Sírio Libanês e ICESP e Membro GRUPO EVA.

A moderação fica por conta do Coordenador de Projetos e Relações Institucionais da FEMAMA, Gabriel Jonhson, e a LIVE tem investimento Social de GSK e Roche.

 

Data: 16/12/2021

Hora: 17h

Local: Youtube FEMAMA

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br