Notícias

Viajando com câncer: 5 passos que você deve seguir antes de começar a fazer as malas

1. Agende uma consulta com o médico

Pergunte ao seu médico se existe alguma recomendação específica ou restrição que você precisa seguir durante a viagem. Seu médico também pode garantir que seus medicamentos estejam cheios para que eles não acabem durante a viagem. Além disso, verifique as informações de contato do seu médico (em inglês), caso outro profissional médico precise falar com eles.

2. Obtenha seus registros médicos

Muitas pessoas pensam que os hospitais estão conectados uns aos outros pela Internet, mas não é bem isso que acontece. Um hospital ou centro médico pode não poder usar o computador para acessar seus registros médicos em outro lugar. Se você for levado a uma sala de emergência de madrugada de um sábado, por exemplo, é improvável que alguém no consultório médico envie seus registros médicos. Portanto, você deve sempre viajar com uma cópia deles.

No mínimo, guarde consigo esses registros: uma lista de seus tratamentos atuais e anteriores de câncer, uma cópia de um eletrocardiograma (ECG), anotações sobre sua visita mais recente ao médico e uma lista de seus medicamentos atuais. Você pode querer usar um aplicativo que possa ajudá-lo a rastrear seu histórico médico. 

Certifique-se de que um membro da família também tenha uma cópia de seus registros médicos. Escreva o nome e o número de telefone dessa pessoa como “Em caso de emergência” no celular. Muitos telefones permitem que você torne seu contato de emergência visível mesmo quando o telefone estiver protegido por senha.

3. Verifique seus medicamentos

Para ajudá-lo, os médicos em um novo local devem ter o máximo de informação possível sobre seu plano de tratamento e condição. Sempre que possível, viaje com as prescrições originais que tenham o nome da medicação, a dose prescrita, as informações da farmácia e o nome do seu médico.

Se você toma opioides, também conhecidos como narcóticos, para dor, certifique-se de ter o suficiente com você e ter as informações da prescrição. A maioria dos médicos na sala de emergência não fornece narcóticos a ninguém, muito menos aos viajantes.

Você também deve ser capaz de explicar claramente qualquer alergia a medicamentos que você tenha. Uma alergia significa que você sabe que um medicamento pode causar uma erupção cutânea, urticária, falta de ar ou um evento com risco de vida. É uma boa ideia usar joias de alertas médicos (como uma pulseira gravada com as informações, ou um pingente) que descrevam qualquer alergia que você possa ter, especialmente durante a viagem.

4. Encontre o cartão do fabricante do seu dispositivo médico implantável

Se você tiver um dispositivo implantável, como um marca-passo, uma bomba de insulina, uma bomba de remédios para dor, um estimulador da coluna vertebral, uma entrada para quimioterapia ou uma prótese de quadril, lembre-se de levar o cartão do fabricante com você. 

No hospital, quando o dispositivo foi colocado dentro de seu corpo, ele recebeu um cartão, que às vezes é chamado de cartão de dispositivo médico. Este cartão inclui informações importantes sobre o seu dispositivo que um profissional de saúde pode precisar saber. Ele também pode ajudá-lo a passar o controle de segurança do aeroporto da maneira mais segura e menos intrusiva possível.

5. Aprenda a se proteger de infecções

Estar em espaços apertados com outros viajantes, como em um avião, facilita a exposição a germes que causam infecções. Se o seu sistema imunológico está enfraquecido devido à doença, quimioterapia ou outros medicamentos ou tratamento de câncer, considere usar uma máscara médica. A máscara oferece forte proteção contra vírus e bactérias que estão no ar. Outros tipos de máscaras podem proteger seus companheiros de viagem de você, mas eles não irão protegê-lo deles. As máscaras são usadas para uma viagem e são descartáveis.

Outra maneira importante de prevenir infecções enquanto viaja é comer com cautela. Simplesmente diga não a buffets, peixe cru e carne, ou vegetais que não são cozidos.

 

Traduzido e adaptado de Cancer.net, 06/06/2019

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br